sexta-feira, março 13, 2009

O azulejo em Portugal

Os temas, dos azulejos, oscilam entre os relatos de episódios históricos, cenas mitológicas, iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos (geométricos, vegetalistas, etc.) aplicados a paredes, pavimentos e tectos de palácios, jardins, edifícios religiosos, de habitação e públicos.

Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento de construção divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cinco séculos.


Este material convencional foi usado pelo seu baixo custo e pelas fortes possibilidades de qualificar esteticamente um edifício de modo prático.


De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer não só a história, mas também a mentalidade e o gosto de cada época.




Inseri vídeo com azulejos da cidade de Aveiro.




Pesquisa: internet
Fotos: recebidas por e-mail
Video: Meu

5 comentários:

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!

Carla disse...

Adoro azulejos, acho o máximo. O pessoal estava a precisar de um " chega para lá", uma palavra não custa nada e por vezes faz toda a diferença num dia mau. Um bj linda e um bom fim de semana

Anónimo disse...

Adoro azulejos!
Há-os por todo o Portugal.Infelizmente caíram em desuso!

Paco Bailac disse...

Bonitos azulejos.. Un saludo cordial


Paz


pacobailacoach.blogspot.com

Zé Al disse...

Claro que tive que adicionar nos favoritos

ShareThis