segunda-feira, setembro 28, 2015

Pelos caminhos de Portugal...


Castelo de Tavira

Décadas após a conquista (1242), D. Dinis mandou refazer as muralhas e, mais tarde, D. Manuel rasgar uma nova abertura, mais próxima do Rossio para facilitar o comércio. A Porta Nova, em arco de volta inteira, acabou por ficar entre dois edifícios, ligando a Rua da Afeição à do Postigo. Aqui principiava a muralha principal que serpenteava até à entrada norte. Ainda hoje são visíveis, por entre o casario, algumas torres de protecção e panos da muralha, como na zona de Bela Fria. O castelo apresenta duas torres quadradas e uma octogonal. A entrada faz-se junto da Igreja de Santa Maria, pela Porta Norte com arco de volta inteira. No interior da praça de armas há um agradável jardim, sendo possível subir às muralhas e contemplar esplêndida vista sobre a cidade.


Exterior do Castelo







Interior do Castelo












Vista panorâmica de Tavira










sexta-feira, setembro 25, 2015

Um olhar



P'ra pintar folhas de Outono
Bonitas cores eu tenho
cor de laranja e vermelho
amarelo, verde e castanho


sábado, setembro 19, 2015

Pelos caminhos de Portugal...

Santuário de Nossa Senhora da Assunção – Monte Córdova

Sobranceiro à cidade de Santo Tirso, o Monte de Nª Sª da Assunção, localizado na freguesia de Monte Córdova, possui características paisagísticas de elevado valor e um grande potencial turístico.
O Santuário de Nª Sª da Assunção é um projecto da iniciativa da Irmandade de Nª Sª da Assunção para substituir a Capela Velha, erigida em 1901, na encosta do Monte Córdova em Santo Tirso.
Pela acção do Comendador Albino de Sousa Cruz, foi designado para arquitecto deste projecto Ernesto Korrodi em 1919.

O seu projecto, de grande monumentalidade, é um magnífico exemplo de arte de inspiração romano-gótica, guardando-se no interior do santuário uma bela imagem de Nª Sª da Assunção, da autoria do escultor João da Fonseca Lapa.
Neste edifício, de planta em cruz grega, podem-se apreciar diversos elementos arquitectónicos, próprios do estilo neo-românico, como as rosáceas, a banda lombarda na fachada ,as imponentes torres e seus contrafortes.
















quarta-feira, setembro 16, 2015

domingo, setembro 13, 2015

Pelos caminhos de Portugal...

Sede de concelho, Alcobaça fica situada na confluência dos rios Alcoa e Baça, na zona litoral centro de Portugal. Pertencente ao distrito de Leiria, o concelho de Alcobaça conta com 18 freguesias, sendo o segundo concelho mais industrializado do distrito e um dos mais populosos.  Em Alcobaça, podemos encontrar o célebre mosteiro cisterciense de Santa Maria fundado em 1148 por D. Afonso Henriques. Neste mosteiro, encontram-se os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. Reconstruído diversas vezes em vários estilos, desde o gótico ao manuelino, este mosteiro é um dos mais belos monumentos do mundo.


Um pouco de Alcobaça






















ShareThis