sábado, dezembro 06, 2008

Símbolos do Natal (IV)


Presentes
A troca de presentes, representa o presente que Deus nos deu, quando Jesus nasceu para nós. Dar presentes é um sinal de amizade. Os presentes de Natal foram ideia do Papa Bonifácio, no século XVII. No dia de Reis, distribuía pão ao povo, recebendo presentes em troca. Dar presentes no Natal é um costume de origem pagã. Uma tradição mais antiga remete aos presentes que os três Reis Magos deram a Jesus.
Hoje, a troca de presentes faz parte de um ritual popular do Natal. Trocam-se presentes, consoante os países, na noite de 24 para 25 (dia de Natal) ou dia 6 de Janeiro (dia de Reis).


 


Os Cartões Postais

Consta que o primeiro postal de Natal tenha sido criado pelo britânico Henry Cole, em 1843. Nele podiam ver-se três painéis representando, um deles, uma família inglesa gozando o feriado e, os outros dois, mostrando obras de caridade. Podiam-se ler as frases: “Alegre Natal e Feliz Ano Novo”.
Em breve este costume de desejar boas festas tornou-se usual.


As Velas

Os Romanos, nas suas festas chamadas de Saturnais, acendiam velas para pedirem que o Sol brilhasse de novo (Solstício de Inverno). Nessa altura do ano, a escuridão e o frio eram maiores, pelo que as velas forneciam luz e algum calor.
Mais uma vez o cristianismo absorveu esse costume dizendo que, sendo Cristo a Luz do Mundo, a chama da vela simbolizava a sua influência. O seu uso generalizou-se durante os festejos de Natal.


(Fonte:Tradições de Natal)
(Imagens:internet)

ShareThis