domingo, fevereiro 22, 2009

Como Hollywood se tornou um símbolo do cinema norte-americano


Quando em 1923, um grupo de agentes imobiliários mandou instalar um letreiro nas colinas de Hollywood para promover um empreendimento que pretendiam comercializar na zona, ao qual tinham dado o nome de Hollywooland, mal podiam imaginar que tinham criado um símbolo para aquela que viria a tornar-se a Meca do cinema.

As letras, com nove metros de largura e 15 de metros de altura, ainda lá estão. Caíram as letras que compunham a palavra “land” e o seu propósito inicial foi ultrapassado, mas as restantes letras resistiram ao tempo como símbolo de Hollywood , uma localidade em Los Angeles, que se tornou no centro nevrálgico da indústria cinematográfica norte-americana e mundial, ficando associado também ao glamour das estrelas de cinema e das suas vidas exuberantes.

No início do século XX, diversos produtores de cinema rumaram para Los Angeles, motivados sobretudo pela necessidade de luz, uma vez que o clima local, pouco chuvoso, propicia muita luminosidade ao longo do dia e durante quase todo o ano, o que facilitava as filmagens, numa época em que a luminosidade artificial era escassa e dispendiosa.


Hoje, assinala-se mais uma cerimónia dos Óscares no Kodak Theatre.


Fonte: dica 5/02/09
Foto: internet

ShareThis