terça-feira, fevereiro 10, 2009

História dos Lenços dos Namorados

Os lenços dos namorados existem em todo o país, com maior incidência no Minho. Apresentam-se como a mais pura forma poética e artística utilizada pelas moças do Minho, em idade de casar.

Supõe-se que a origem dos “lenços dos namorados”, também conhecidos como “lenços dos pedidos”, esteja nos lenços senhoris dos séculos XVII e XVIII, e que foram adoptados e adaptados pelas mulheres do povo, com o fim de conquistar o seu namorado.

A moça, quando estava próximo da idade de casar, fazia o seu lenço bordado a ponto de cruz, num pano de linho fino ou de um lenço de algodão.

Era bordado com as simbologias que irrompiam da sua imaginação. Neste trabalho eram valorizados sentimentos humanos como a fidelidade, dedicação, amor…

Eram semanas ou meses de trabalho na elaboração de um lenço que poderia firmar ou não o início de um namoro.

Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do” namorado” ou “conversado” e conforme a atitude deste de o usar publicamente ou não, decidia-se o início do namoro.

Inseri algumas fotos dos lenços.



















(Pesquisa:internet)
(Fotos:internet)

Entrega dos Grammy's 2008

No passado dia 8, ocorreu a cerimónia da entrega dos Grammy's, os "Óscares" da música, no Staples Center, em Los Angeles.

De entre os vencedores, destaco o prémio "Música do Ano", atribuído aos Coldplay com a canção "Viva La Vida".

Considero-a uma canção alegre, da qual gosto bastante.

ShareThis