terça-feira, janeiro 06, 2009

Dia de Reis

Bolo Rei
O Rei dos Bolos




(Foto:internet)

Os Reis Magos (1-ªparte)




Segundo a tradição eclesiástica, cujos primórdios enraízam no século II, um dos Evangelhos Sinópticos é da autoria de São Mateus. De acordo com essa tradição, Mateus, o publicano, que integrava o colégio dos doze Apóstolos, escreveu o primeiro Evangelho, em aramaico, depois traduzido para grego, estando na Palestina e tinha por destinatários os cristãos convertidos do judaísmo.
As diversas fases da vida de Jesus- desde a infância até à paixão/ressurreição- são relatadas, com grande pormenor, no evangelho de São Mateus.
Quando se aproximava o tempo em que Jesus ia nascer, César Augusto, imperador romano, resolveu mandar fazer o censo da população, com a finalidade de actualizar os registos de contribuintes de Roma. Foi uma destas circunstâncias que levou José e Maria, que se encontrava grávida, a encetarem o caminho de cerca de 145 Kms até Belém, cidade de David, na Judeia, pois José era da casa e linhagem de David.
Ora, enquanto estavam em Belém, chegou o tempo em que o Menino devia nascer. E Maria deu à luz o Seu Filho primogénito, tendo, por berço, uma manjedoura, porque, na estalagem, já não havia lugar.

Agostinho Alves Fardilha (o meu pai)
Coimbra
(Imagem:internet)
(continua)


ShareThis