sábado, abril 11, 2009

Boa Páscoa

Elisa Fardilha ( Mona Lisa), deseja a todos os contribuidores, aos que por aqui passaram e em especial àqueles que me visitam e deixam o seu comentário uma

Boa Páscoa

Origem da Páscoa e de alguns dos seus Símbolos

Origem da Páscoa

O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu.

·
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.


Em tempos antiga, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do Inverno e o início da Primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente.



Alguns símbolos da Páscoa



Ovo


De todos os símbolos, o ovo de Páscoa é o mais esperado pelas crianças.Simboliza o nascimento e a vida. Na Antiguidade, os povos costumavam presentear os amigos com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos cozidos e pintados foram substituídos, nos nossos dias, por ovos de chocolate.
.
Coelho


Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na Páscoa da antiga lei. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus.

Sino

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino é também um símbolo da Páscoa, pois no Domingo de Páscoa, tocam de uma forma festiva anunciando a Ressurreição de Jesus Cristo.

Círio Pascal

As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na Vigília Pascal, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e utilizam-no para reacender todas as velas da igreja.

ShareThis