terça-feira, fevereiro 24, 2009

O Carnaval no Funchal


Durante muitos anos passei o Carnaval na Madeira. Sei que nos anos 70 apenas havia o “Carnaval Trapalhão” que percorria as ruas do Funchal com disfarçados vindos de todos os lugares.
Com o decorrer dos anos passou a haver um desfile de várias “escolas de Samba”, com os seus “actores” sempre bem vestidos e muito bem ensaiadas.
Este desfile efectua-se no sábado de Carnaval e tem atraído à região milhares de turistas, sendo já um dos cartazes turísticos mais importantes da Região.
Mas o Carnaval Trapalhão continua a ser no domingo de Carnaval e é cada vez mais uma crítica à vida política e social da região e do país.

É também tradição comer-se, nesta altura, o cabrito recheado com cuscus e, como sobremesa, “malassadas”, (farturas) e “amêndoas”, (torrões de açúcar de várias cores).

Maria José Fardilha (a minha irmã mais velha)

Um pouco da Origem e da História do Carnaval



A origem do carnaval é um assunto controverso. Alguns historiadores associam
o começo das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos para louvar boas colheitas agrárias, dez mil anos antes de Cristo. Há quem diga que o seu início teria acontecido mais tarde, no Egipto, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Também se atribui o início do carnaval aos gregos que festejavam a celebração da volta da Primavera e aos cultos ao Deus Dionísio. Outros ainda o remontam à Roma Antiga com seus bacanais, Saturnais e Lupercais em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã.




Uma coisa, porém é comum a todos: o carnaval tem a sua história, como todas as grandes festas, ligada a fenómenos astronómicos ou da natureza. O carnaval caracteriza-se por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.




A palavra carnaval também apresenta diversas versões e não há unanimidade entre os estudiosos. Há quem defenda que o termo carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra remete-nos ao início do período da Quaresma que era, em sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos, dentre eles, a carne.




Outra interpretação para a etimologia da palavra é a de que esta deriva de currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval. Esta interpretação baseia-se nas diversões próprias do começo da primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma.




.Os padrões de carnaval sofrem adaptações nas localidades onde os carnavais ocorrem.




Hoje o carnaval transformou-se em forte atracção turística.





(Pesquisa:internet)

ShareThis