quarta-feira, novembro 28, 2018

Sabes porque é que se diz?




Onde Judas Perdeu as Botas

Significado: longe, distante, inacessível

Origem : Depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas enforcou-se numa árvore. Estava descalço. Por isso, os soldados partiram à procura das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.

É de se Tirar o Chapéu

Significado: é muito bom

Origem: Foi com o Rei Luís XIV, que a França disciplinou as saudações com o chapéu. Os cumprimentos poderiam ser feitos de várias maneiras, dependendo da importância social de quem era saudado. O rei ordenava que o chapéu só fosse tirado em ocasiões especiais. Assim, os portugueses que trouxeram a novidade, viviam perguntando se a ocasião era "de tirar o chapéu".

Erro Crasso

Significado: erro grosseiro

Origem: Crasso, um general da Roma antiga foi incumbido de atacar o pequeno povo Partos. Confiante na vitória, resolveu abandonar todas as técnicas romanas e simplesmente atacar. Os partos, em menor número, conseguiram vencer os romanos. Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas comete um erro grosseiro, dizemos tratar-se de um "erro crasso".

Á Grande e á Francesa

Significado: viver com luxo e ostentação

Origem: Relativa aos modos luxuosos do general Jean Andoche Junot, auxiliar de Napoleão que chegou a Portugal na primeira invasão francesa e dos seus acompanhantes, que se passeavam.

Olha O Passarinho !

Significado: frase que serve para chamar a atenção.

Origem: No século XIX, levava-se muito tempo para tirar uma fotografia. As crianças, em especial, inquietavam-se com o demorado disparo. Como solução, muitos fotógrafos colocavam gaiolas com pássaros em frente aos retratos. No momento exacto, todos olhavam o passarinho e a câmara captava o instante.

Assentar a Carapuça

Significado: sentir-se ofendido ou identificado com alguma situação.

Origem: Por altura da inquisição, durante a Idade Média, os judeus eram obrigados a usar um chapéu bicudo, para que pudessem ser distinguidos dos cristãos.




ShareThis