sexta-feira, março 27, 2009

Comemora-se hoje, dia 27 de Março, o Dia Mundial do Teatro

Um pouco da sua origem.



O teatro foi uma manifestação cultural criada pela Civilização da Antiga Grécia. Nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionísio, Deus do vinho e das festividades.

As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Havia dois géneros de representações: a tragédia e a comédia.


Hoje, o teatro é uma arte muito rica e variada.

Em Portugal, Gil Vicente é considerado o fundador do Teatro, no século XVI.

De entre a imensa variedade teatral destaco os seguintes géneros: comédia, drama, ópera, revista, infantil, de rua e musical (o meu preferido).



Foto:internet

27 de Março...Dia Internacional do Circo

Origem do circo




Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4000 anos. No entanto, o circo como o conhecemos hoje, só começou a tomar forma durante o Império Romano.
A palavra circo tem origem na forma circular dos picadeiros do Coliseu Romano. O primeiro a tornar-se famoso foi o Circus Maximus, inaugurado no século VI a.C.

A atracção principal eram as corridas de carruagens, mas com o tempo foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns.

Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar as suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas.

No entanto foi só em Inglaterra no século XVIII que surgiu o circo moderno, com o picadeiro circular e a reunião das atracções que compõem o espectáculo, ainda hoje. O circo inglês foi imitado no resto do continente europeu e em todo o mundo.




Inseri vídeo de uma amostra do exterior do
circo de hoje.

Foto:internet

ShareThis