quarta-feira, janeiro 07, 2009

Os Reis Magos (2-ª parte)

Desde o século IV que o dia de Natal é comemorado a 25 de Dezembro, data escolhida pelas antigas autoridades cristãs por razões simultaneamente práticas e simbólicas. O próprio evangelista São Mateus refere que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o grande, que morreu no ano 4 a.C., pelo que a data de nascimento do menino foi certamente anterior. Por isso, muitos estudiosos apontam o ano 6 ou 7 antes da nossa era para o nascimento de Jesus.
Enquanto Jesus dormia na manjedoura, nos arredores de Belém vários pastores faziam, à vez, durante a noite, guarda aos seus rebanhos. De repente, apareceu-lhes, vindo do céu, um anjo que lhes anunciou que um milagre ocorrera nessa noite, pois havia nascido o Salvador da humanidade. Os pastores, pressurosos, dirigiram-se Belém e encontraram o Deus- Menino com Maria e José, como o anjo lhes tinha anunciado. Prostrados , adoraram-No.
Depois dos humildes pastores, vieram aqueles que conhecemos pela designação de “reis magos” e que perguntavam onde estava o rei dos Judeus que tinha acabado de nascer, pois a Sua estrela os tinha guiado até ali desde o Oriente e eles queriam adorá-Lo.
A pergunta que os magos fizeram, quando chegaram a Jerusalém, deixou toda a gente alvoroçada e muito perturbada, especialmente Herodes, o grande, que era, de facto, o rei dos
Judeus por designação do imperador romano.


Agostinho Alves Fardilha (o meu pai)
Coimbra












(continua)

ShareThis