segunda-feira, dezembro 01, 2008

1 de Dezembro de 1640 / Restauração da Independência


A Restauração da Independência é feriado no nosso país, pois marca a recuperação da independência nacional face à Espanha em 1640, que durante 60 anos ocupou Portugal.

A perda da independência deu-se devido à crise da sucessão, que teve origem com a morte de D. Sebastião, em 1578, tendo falecido na batalha de Alcácer Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique. Nas Cortes de Tomar de 1581, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal, sendo primo do nosso rei. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino, sendo oprimido e retirado da sua mais básica nacionalidade.

Finalmente, um sentimento profundo de autonomia partilhado por toda a população estava a crescer e culminou na revolta de 1640, no qual um grupo de conspiradores, constituído por nobres e juristas aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV, dando início à quarta Dinastia – Dinastia de Bragança.

Após violentas batalhas, no dia 1 de Dezembro de1640, os Portugueses restauraram a sua independência.

(Fonte:Diário Universal)
(Foto: internet)

Dezembro chegou!...


Dezembro…Chegou…
Então…É quase Natal!!!
Tudo é luz e cor. Há cheiro de festa no ar… É quase Natal!...O clima de amor, dádiva e fraternidade está no ar.
É quase Natal…E tudo parece mais alegre, mais disponível, mais tolerante ao mundo e à paz! Vem, junta-te a nós e ofereçamos aos outros a nossa mão estendida cheia de tolerância, compreensão, igualdade e solidariedade.

Blog muda de Visual

O visual do blog mudou. Durante este mês, será vermelho. Associo-lhe esta cor, pois o mês de Dezembro é o mês do calor humano e das lareiras acesas.

ShareThis