segunda-feira, dezembro 01, 2008

1 de Dezembro de 1640 / Restauração da Independência


A Restauração da Independência é feriado no nosso país, pois marca a recuperação da independência nacional face à Espanha em 1640, que durante 60 anos ocupou Portugal.

A perda da independência deu-se devido à crise da sucessão, que teve origem com a morte de D. Sebastião, em 1578, tendo falecido na batalha de Alcácer Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique. Nas Cortes de Tomar de 1581, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal, sendo primo do nosso rei. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino, sendo oprimido e retirado da sua mais básica nacionalidade.

Finalmente, um sentimento profundo de autonomia partilhado por toda a população estava a crescer e culminou na revolta de 1640, no qual um grupo de conspiradores, constituído por nobres e juristas aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV, dando início à quarta Dinastia – Dinastia de Bragança.

Após violentas batalhas, no dia 1 de Dezembro de1640, os Portugueses restauraram a sua independência.

(Fonte:Diário Universal)
(Foto: internet)

3 comentários:

mfc disse...

Posso discordar?
Então aqui vai.
Não está em causa a data, que não pode nem deve ser beliscada, de 1 de Dezembro de 1640.
Porém, num processo de integração europeia, não faz sentido a exacerbação dos nacionalismos, mas antes o acentuar das qualidades do que nos é comum e nos une.
Este é um projecto único no mundo, fundado na liberdade, em que todos abdicam de uma parte da sua soberania em benefício de todos.
Desculpa lá, mas sou um europeísta convicto que gostava de ainda ver a funcionar a Europa Social.

Anónimo disse...

hummm penso:

I - caso hoje nao fosse feriado, teriamos a gasolina mais barata?

II - caso hoje nao fosse feriado eu teria um salario melhor?

III - Mas que raio de ideia essa de Restauração da independência!!! será que nao tinha nada mais para fazer?

IV - será que vamos a tempo de pedir desculpa? (afinal só passaram 300 anos)

ahhhh lembrei-me !!! deixa estar td como está ... gosto de estar em casa hoje, a restauração deixo um feriado ... pronto menos mal ;P

obs - este comentario esta carregado de ironia, por favor nao o levem a serio !!

Carla disse...

Minha boa amiga, nada como vir aqui e respirar um pouco de história e cultura geral, também eu sinto necessidade de vir aqui espreitar diariamente porque consegue sempre "espevitar" a minha curiosidade sobre um qualquer assunto. Espero conseguir manter a sua vontade de me deixar um recadinho porque não quero de forma alguma "perder" a minha melhor fã, ih ih um beijão e uma boa noite

ShareThis