sábado, setembro 24, 2016

Pelos caminhos de Portugal...



A Câmara Municipal criou um museu - Casa Típica Avieira - cuja origem resulta das recolhas efetuadas pela autarquia junto da população local, com o intuito de preservar a memória colectiva destes pescadores que um dia deixaram Vieira de Leira e se fixaram nas margens do Tejo.


A Casa Típica Avieira (um espaço criado pela autarquia, para preservar a memória colectiva destes pescadores) é pequena, em madeira, pintada de cores vivas e construída sobre estacas para protecção contra as cheias frequentes do rio.
No interior destacam-se três espaços: a cozinha onde o elemento que mais se realça é a lareira ladeada por tijolos e cheia com terra batida, a mesa das refeições e várias prateleiras completam esta divisão.
A sala é a outra divisão onde estão dois baús para guardar roupa. Neste espaço um manequim enverga o trajes típico avieiro. A última divisão apresenta dois quartos de pequenas dimensões com camas de ferro. Por cima dos quartos, uma última divisão serve de sótão para guardarem os materiais de pesca.

(Fonte: CM Salvaterra de Magos)
















ShareThis