quinta-feira, outubro 16, 2008

16 de Outubro " Dia mundial da Alimentação"


Gosto de sopa...





Se tivesse que escolher o que iria comer até ao fim dos meus dias, escolheria "sopa". A minha "relação" com a sopa é um misto de dependência, satisfação e aconchego!...Gosto de as saborear quentinhas...Gosto de todas, mas prefiro as rústicas. Aqui fica a sua história...



História da sopa...


Nos primeiros tempos do Cristianismo o pão de centeio parecia ser o pão para as penas religiosas e jurídicas. Reza mesmo a história que alguns santos viviam de pão de centeio mergulhado em água e polvilhado com sal.Era o princípio da sopa...Com os tempos bárbaros, na Gália, na Ibéria e em quase todo o império, entrou nos hábitos alimentares a fatia de pão em cima da qual se deitava o caldo, vinho, um molho ou líquido, daí a expressão antiga "molhar a sopa", isto é, cobrir de caldo as fatias de pão para as embeber. Hoje, a sopa é um caldo que não é passado nem ligado, mas emgrossado com pão, massas, arroz, guarnecido de carne ou de peixe e de legumes diversos. Quantos se usa pão, este deve ser duro, cortado em fatias bastante finas, de preferência torradas ou secas no forno; esta torrefacção ligeira desenvolve o aroma do pão e dá à sopa um sabor agradável. Em todos os países, a sopa é um prato tradicional. Na Idade Média, era feita com cebola, queijo, favas, abóbora, leite de amêndoas, ervilhas e couve, muitas vezes misturada com vinho, colorida com açafrão ou rica em ervas verdes. Era a refeição da manhã e muitas vezes, a refeição da noite.A sopa é um prato universal e popular, um alimento básico em quase todo o mundo. Basta estar atento e observar um pouco à nossa volta, as várias cozinhas regionais e nacionais e facilmente se concluirá que cada país tem a "sua" própria sopa e as suas próprias tradições, e que através delas somos capazes de ler a história de um país: A longa tradição da sopa subsiste, e em alguns países, como Portugal, continua a ser "habitual" comer sopa todos os dias.

Fonte: Livrinhos de água (C.M. de Santo Tirso)

(Imagem:internet)

3 comentários:

Anónimo disse...

A história da sopa é interessante, mas desculpe, detesto sopa....

Kiko disse...

O meu prato preferido...

Pérola disse...

As coisas que eu aprendocontigo!
Por acaso preparo-me para marchar para a cozinha e preparar uma bela sopinha que vai ouvir muitas refilices, mas tem de ser.
Um beijo
P.S. Procuro os teus 'dedos de memória', mas estou perdida. Estarão em que etiquetas? Lerei todas, nem que leva anos!

ShareThis