segunda-feira, janeiro 19, 2009

Efeméride

Eugénio de Andrade (pseudónimo de José Fontinhas), nasceu há 86 anos, a 19 de Janeiro de 1923.
A sua obra poética é sobretudo lírica, sendo a musicalidade um dos seus aspectos mais marcantes.
.Entre os seus lábios

Entre os seus lábios
é que a loucura acode,
desce à garganta,
invade a água.

No teu peito
é que o polén do fogo
se junta à nascente,
alartra na sombra.

Nos teus flancos
é que a fonte começa
a ser rio de abelhas,
rumor de tigre.

Da cintura aos joelhos
é que a areia queima,
o sol é secreto,
cego o silêncio.

Deita-te comigo.
Ilumina meus vidros.
Entre lábios e lábios
toda a música é minha.
(Foto:internet)

5 comentários:

mfc disse...

Diz as coisas como poucos.
Sentimos que sente o que diz.

PreDatado disse...

... e como eu gosto de Eugénio de Andrade.

Genival disse...

Li, muito pouco do autor, gostei, acho que nao lembro de nenhuma outra... to meio por fora.(que vergonha). Vou procurar novos poemas e conhecer melhor...
Do poema- realmente lindo.
Abraço!

Anónimo disse...

Ler,para mim não faz parte do meu quotidiano,mas....kdo vejo estes poemas tão maravilhosos,sinto k a leitura nos faz tanta falta,e nos faz bem a alma.

Nilson Barcelli disse...

Não sabia da efeméride.
É um escritor que muito aprecio.
A tua escolha foi excelente, parabéns pelo bom gosto.
Beijo.

ShareThis