quarta-feira, janeiro 28, 2009

Faria 93 anos


Vergílio Ferreira, escritor, ensaísta, poeta, professor, nasceu a 28 de Janeiro de 1916.

Foi galardoado em 1992 com o Prémio Camões.
A sua obra “Manhã Submersa”, foi adaptada ao cinema pelo realizador Lauro António.

Inseri uma breve passagem de uma das suas obras “Aparição” e um poema (de que gosto).

“Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro. Uma lua quente de Verão entra pela varanda, ilumina uma jarra de flores sobre a mesa. Olho essa jarra, essas flores, e escuto o indício de um rumor de vida, o sinal obscuro de uma memória de origens. No chão da velha casa a água da lua fascina-me. Tento, há quantos anos, vencer a dureza dos dias, das ideias solidificadas, a espessura dos hábitos, que me constrange e tranquiliza…”. “Ah, ter a evidência amarga do milagre que sou, de como infinitamente é necessário que eu esteja vivo, e ver depois, em fulgor, que tenho que morrer.”
Vergílio Ferreira “Aparição"


Que há para lá de sonhar?

Céu baixo, grosso, cinzento
e uma luz vaga pelo ar
chama-me ao gosto de estar
reduzido ao fermento
do que em mim a levedar
é este estranho tormento
de me estar tudo a contento,
em todo o meu pensamento
ser pensar a dormitar:
Mas que há para lá do sonhar?

Vergílio Ferreira, in “Conta-Corrente 1”
Foto:internet

7 comentários:

FUMADOR disse...

Conheço este grande homem pelas suas poesias,pena que nao lhe tenham dado o devido valor... seria muito mais reconhecido.

Ana disse...

É bom ser recordado ...
alias, penso que de um modo geral, todo o ser humano tenta esse feito - ser recordado! primeiramente por aqueles que lhes são queridos, e em segundo, pelos estranhos ... ( como nos ...)

beijinhos Ana

mfc disse...

Para lá do sonhar... pode existir o sonho!

Carla disse...

Boa noite MC,já deu uso ao seu paninho? Espero bem que sim, dá para pano de tabuleiro e não tenha medo que não se estraga. Realmente no desenho do fraldario a única coisa literalmente da minha autoria são as letras e o sol começo a acreditar que realmente devo já ter um traço meio conhecido ( neste momento estou inchaderrima ao dizer estas coisas ih ih) Um bj minha querida e uma boa noite

Carla disse...

Nem pense em fazer um quadro daquele pedacinho de desenho, eu prometo fazer um bem mais bonito que dê para quadro mas esse use-o e não tenha pena porque as coisas só servem para isso mesmo para se usarem e gastarem porque gostamos delas...........e aquilo é minusculo, MC tem a obrigação de o gastar sem a menor pena. Bj

Filó e Ana disse...

Lindo.Adorei, e o retrato muito bom...Bjs

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis