quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Recordando


Almeida Garrett, escritor, dramaturgo, poeta, orador, político, nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 17799, há 210 anos.

Impulsionador do teatro em Portugal, foi uma das maiores figuras do romantismo, sendo o seu poema “Camões” a primeira obra romântica em português.
Editou a sua primeira obra “O Retrato de Vénus”, em 1821.

Da sua imensa obra, destaco algumas das mais conhecidas.

· “O Alfageme de Santarém”
· “Frei Luís de Sousa”
· “Flores sem Fruto”
· “Viagens na Minha Terra”
· “Folhas Caídas”


Inseri um poema de que gosto.
Os Cinco Sentidos

São belas-bem o sei, essas estrelas,
Mil cores- divinais têm essas flores;
Mas eu não tenho, amor, olhos para elas:
Em toda a natureza
Não vejo outra beleza
Senão-a ti- a ti!

Divina- ai! Sim, será a voz que afina
Saudosa - na ramagem densa, umbrosa.
Será; mas eu do rouxinol que trina
Não oiço a melodia,
Nem sinto a harmonia
Senão- a ti- a ti!

Respira- n’aura que entre as flores gira,
Celeste- insenso de perfume agreste,
Sei…não sinto: minha alma não aspira,
Não percebe, não toma
Senão o doce aroma
Que vem de ti -de ti!

Formosos- são os pomos saborosos,
É um mimo- de néctar e racimo:
E eu tenho fome e sede…sequiosos,
Famintos meus desejos
Estão- mas é de beijos,
É só de ti- de ti!

Macia- deve a relva luzidia
Do leito- ser por certo em que me deito.
Mas quem, ao pé de ti, quem poderia
Sentir outras carícias,
Tocar noutras delícias
Senão- em ti!- em ti!

A ti! ai, a ti só os meus sentidos
Todos num confundidos
Sentem, ouvem, respiram;
Em ti, por ti deliram.
Em ti a minha sorte,
A minha vida em ti;
E quando venha a morte,
Será morrer por ti.
Almeida Garrett in “ Folhas Caídas”
Foto:internet)

7 comentários:

Maria disse...

Leitura obrigatória de algumas das suas obras, no meu tempo de liceu.

Isabel disse...

Gostei do poema, que não conhecia.

Carla disse...

Obrigado linda pelos parabéns, a filhota deixou-me de boca aberta com a espectacular mensagem que me deixou, fiquei babadissima. Um beijão

Carla disse...

O postal chegou, muito lindo mesmo. Obrigado querida!

Beijo grande

mfc disse...

Não conhecia este lindo poema...
Gostei muito.

Carla disse...

Esqueci de dizer a 1ª telha é da filha a 2ª da mãe com a minha ajuda e a 3ª é a minha.......esteve quase lá, percebo porque a minha mãe não conseguiu acabar a dela e eu terminei e acabou por ficar um pouco com o meu ar. Um bj

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis