sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Vitorino Nemésio, morreu a 20 de Fevereiro de 1978



“Toda a vida estudei mais que pude de tudo para o que desse e viesse”, disse de si próprio Vitorino Nemésio.

Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, escritor, poeta e ensaísta, de origem açoriana, era um comunicador nato.

Dedicou-se à televisão, tendo apresentado um programa cultural durante anos, o conhecido “Se bem Me Lembro”. O seu prestígio advém-lhe também do romance “Mau Tempo no Canal” e dos vários livros de poesia que o consagram como um dos grandes líricos do século XX.


Em 1965 recebeu o Prémio Nacional da Literatura e em 1974, o Prémio Montaigne.




Inseri um dos seus poemas.




A concha


A minha casa é concha. Como os bichos

Segreguei-a de mim com paciência:

Fechada de marés, a sonhos e a lixos,

O horto e os muros só areia e ausência.



Minha casa sou eu e os meus caprichos.

O orgulho carregado de inocência

Se às vezes dá uma varanda, vence-a

O sal que os santos esboroou nos nichos.



E telhadosa de vidro, e escadarias

Frágeis, cobertas de hera, oh bronze falso!

Lareira aberta pelo vento, as salas frias.



A minha casa... Mas é outra a história:

Sou eu ao vento e à chuva, aqui descalço,

Sentado numa pedra de memória.


In “Bicho Harmonioso”

(Foto:internet)

5 comentários:

mfc disse...

As suas conversas são inesquecíveis.
Para além de estar ali preso a ouvi-lo, sorria sempre pela forma como ele se propunha falar de um tema e depois perdia-se e começava a falar de oura coisa qualquer.
Tinha um humor refinado.

Carla disse...

Obrigado a menina é que é uma linda e uma super amiga. Bj e bom carnaval

Mona Lisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Gostava de o ouvir.Foi um bom comunicador. Será sempre recordado.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis