segunda-feira, março 23, 2009

CANTIGA DE AMIGO


Cantiga de mestria
pastorela
(de 7 sílabas, segundo o esquema a b b a a c a c )


Pelos campos da Lousã
a pastora bem talhada
velava pela manada
desde o romper da manhã.
De donzela mui louçã,
de rosto tão formosinho,
se tornou em coisa vã,
qual ave sem ter um ninho.

Desmaiou, caindo na erva.
Assim esteve e sonhou
que o seu amigo tardou
ao perseguir uma cerva.
Co’ele trazia outra serva
e os dois foram à ermida,
que fica ao longe, na serra,
pedir a Deus longa vida.

A pastora, olhando o amigo,
fala-lhe que é um malvado,
que é um falso namorado.
Ó flores do monte, eu vos digo:
nesta coita não consigo
amar outro entendedor;
era mais um inimigo
a zombar do meu amor.

Mas a pastora os sentidos
recobrou. Porém os olhos,
fixos e peados de antolhos,
de tanto olhar são feridos.
Como o melhor dos maridos,
fala que está ali agora
e, segredando aos ouvidos,
diz não haver mais demora.

Agostinho Alves Fardilha ( o meu pai)
Coimbra

talhada= formosa, bela, de corpo delgado
entendedor=namorado

14 comentários:

Lia Regina Liartrio disse...

Belo jardim, com mutas flores e cores.
A foto tá linda!
Li o texto que escrevete, uma verdadeira saudação a estação, mais colorida e perfumada do planeta terra.
Obrigada pelos elogios.
Beijos, muita paz, saúde e boa
semana.
Lia Regina.

António Faria disse...

Correcta cantiga de mestria, característica dos trovadores galego-portugueses, caracterizada pela ausência de refrão.

Parabéns.

Anónimo disse...

Bela cantiga trovadoresca de origem provençal, correctamente elaborada, segundo o esquema escolhido.

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Mas chega uma hora que a ansiedade e a saudade vira tortura mesmo, mas na hora do encontro a festa acontece.

Esse tipo de trova me lembra meus anos de colégio. Que bom que alguém ainda os faz com tamanha perfeição e ritmo, como da época.

Até a próxima.

Jota Cê

-

Zé Al disse...

Agostinho Alves Fardilha merece os meus humildes parabéns e desejo sinceramente que publique um livro com os seus poemas que de certeza já são muitos.Tanta gente a publicar livros que não interessam a ninguém e quem tem um dom destes não o deve guardar para si mas para todos nós que gostamos de poesia!

Nilson Barcelli disse...

Lisa, o teu pai escrevia tão bem (não ser se ainda escreve).
O poema é magnífico, extremamente bem elaborado. Aprecio este género e gostei mesmo muito.
Boa semana.
Beijo.

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Oi Elisa, eliminei porque estou num note pequeno e no momento que respondi, estava no aeroporto de volta pra casa e não vi. Quando cheguei em casa, fui olhar novamente e só estava o meu nome e o do Jota Cê e não visualizava o que havia escrito. Como estava morta de cansada e acordei agora, entrei no meu outro computador e pude ver o comentário que o Jota Cê deixou. Pelo que pude perceber, é o meu note que está com defeito na parte de visualização.

Desde já, peço perdão, mas erros técnicos existem.

=/

Rebeca

-

mfc disse...

Que trabalho para a construção desta Cantiga de Amigo!
O respeito pela métrica e pela imagiologia do tempo lá está.
Parabéns ao teu Pai e um beijo para ti.

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Elisa,

Eu que peço perdão por tudo. Sei o qto comentários de pessoas que nos conquistam fazem a diferença e você é uma. Sempre um amor, sempre atenciosa, sempre ali pronta pra se emocionar com o que escrevemos e contamos.

O que seu pai escreveu é de uma grandeza incrível. Não escrevemos mais como antigamente, mas mesmo assim, fazem parte das palavras que se eternizam.

Parabéns para o seu pai!

=]

Adoro seu carinho!

Rebeca

-

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Elisa, tem selo no blog pra você..

Espero que goste, querida.

=]

Beijo.

Rebeca

-

xinoca disse...

Adorei mais esta cantiga de amigo. É linda é mesmo o género do meu Pai. Já lhe pedi para ele publicar um livro com os poemas que ele tanto gosta e sabe fazer...... pode ser que ainda seja eu a tomar essa iniciativa......

Persida disse...

Gostei imenso pois que fala de cantiga...os textos e o quadro vão juntos parece que forão feitos um para o outro sem distinção...gostei mesmo.
Abraços
Persida Silva

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis