segunda-feira, março 16, 2009

Natália de Oliveira Correia, morreu em Lisboa a 16 de Março de 1993


Foi uma intelectual e activista social de origem açoriana, autora de extensa e variada obra publicada, com predominância para a poesia. Deputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres.

Ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções sociais, vigorosa e polémica, que se reflecte na sua escrita. A sua obra está traduzida em várias línguas.


Inseri um dos seus poemas, de que gosto




O Encontro


Como se um raio mordesse

meu corpo pêro rosado

e o namorado viesse

ou em vez do namorado

um novilho atravessasse

meus flancos de seda branca

e o trajecto me deixasse

uma açucena na anca

como se eu apenas fosse

o efeito de um feitiço

um astro me desse um couce

e eu não sofresse com isso

como se eu já existisse

antes do sol e da lua

e se a morte me despisse

eu não me sentisse nua

como se deus cá em baixo

fosse um cigano moreno

como se deus fosse macho

e as minhas coxas de feno

como se alguém dos espaços

me desse o nome de flor

ou me deixasse nos braços

este cordeiro de amor



(Pesquisa:internet)
(Foto:internet)

7 comentários:

Pintura em Camisetas disse...

Olá!
Vim lhe convidar para que conheça um pouco do meu trabalho de pintura em camisetas!
Até
http://ramasppfp.sites.uol.com.br/pinturaemcamisetas.htm

maria vinagre disse...

Olá, tantas saudades que eu tenho dela, fazem muita falta grandes Mulheres como ela p'ra fazer ouvir a nossa voz.Um grande bem haja.

PreDatado disse...

Duas oportunas lembranças no teu blog. A de Natália Correia e a de Camilo Castelo Branco. Em estilos diferentes mas ambos irreverentes. E geniais!

ze al disse...

Difficil é não nos lembrarmos da Grande Mulher que foi Natália Correia.

Nilson Barcelli disse...

Escolheste um belíssimo poema querida amiga.
Não conhecia e gostei muito de o ler.
Boa semana, beijo.

mfc disse...

Nunca mais esqueço o poema satírico (O Truca Truca) que ela fez em plena Assembleia a brindar o incrível deputado do CDS que afirmava que as relações sexuais eram apenas para procriar!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis