terça-feira, abril 28, 2009

José Malhoa nasceu nas Caldas da Rainha a 28 de Abril de 1855



Foi um brilhante pintor e professor português.


Com apenas 12 anos, Malhoa entrou para a escola de Belas Artes onde, todos os anos ganhou o primeiro prémio. Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi o pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo também integrado o Grupo de Leão.


José Malhoa destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista. Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte, criaram o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.



Inseri algumas das suas pinturas. As Promessas, Os Bêbados e O fado são as telas mais do agrado do público. No entanto,” O Fado” foi a mais polémica, mas que se tornou a obra mais emblemática do pintor.



As Promessas


O Fado


Os Bêbados

Outono


O Atelier do Artista


Praia das Maçãs


Pesquisa:internet
Imagens:internet

9 comentários:

PreDatado disse...

Bem lembrado aqui José Malhoa com uma série de quadros fantásticos.

Lia Regina Liartrio disse...

Que belos quadros!!!
Já peguei um selinho e coloquei no blog. Obrigada amiga.

Eu coloquei um comentário no seu blog, e não mais o vi.

Recebi no meu e-mail, algumas falhas de comentários.
Estive um pouco ocupada, meu esposo esteve doente, ainda bem que ele agora está bem.

Meu e-mail é liartrio@yahoo.com e
liartrio@hotmail.com ( msn )

Beijocas e continuação de ótima semana

Isabel disse...

Sou apreciadora Da pintura de Malhoa. No entanto o meu quadro preferido é "A praia das Maçãs".

Bjs

Just Me...S disse...

Olá Minha querida, pois é continuo sem PC e já estou a desesperar!!!

Hoje estou no do M.

Olha que sou mesmo ignorante nestas coisas!!! Acreditas que não fazia ideia que ele era pintor??? E que taelnto!!!

Beijocas doces tb cheias de saudades

Carla disse...

Isto é que é arte menina, ele é fantastico. Venho só dar um beijão e desejar um resto de uma boa semana.

mfc disse...

É um pintor que não cansa... é verdadeiro!

Mena disse...

Olá!
Bela homenagem ao nosso grande Malhoa.
Lá para os meus lados, come-se uma sopinha rapidamente para seguirmos para o museu... e deixa-se um miminho para os amigos levarem.
Bj
Mena

Milai disse...

Tinha que vir espreitar, ainda estou tentada a fazer As Promessas vamos lá a ver...
Beijinhos

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis