segunda-feira, maio 11, 2009

Salvador Dalí, nasceu a 11 de Maio de 1904


Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas de Espanha.
Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas
artes plásticas. Em 1921, entrou para a Escola de Belas Artes em Madrid.

Conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.Em 1929, foi para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a sua obra artística. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do quotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali.

Os trabalhos psicológicos de
Freud influenciaram muito o artista, neste período. É desta fase uma das suas obras mais conhecida, “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.
Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos.

Em 1960, Dali colocou em prática um grande projecto: o Teatro-Museu Gala Salvador Dali, na sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.


A Persistência da Memória



Não sendo dos meus pintores predilectos, inseri vídeo, para que possam apreciar a sua arte.







Pesquisa:internet

7 comentários:

wallper.lima disse...

Olá! Tdo bem?
Falar de Salvador Dali, é falar do amor e admiração que tenho por ele.Para mim, é um dos melhores artistas em todos os sentidos.
Trabalhar o sonho, o inigmático,aquilo que não está diante de nossos olhos, e que nos fazem pensar, analisar, para mim é fantástico.
Conheço toda sua vida, leio muito sobre ele, tenho livros dele, e estou acabando de fazer um PPS - sobre a vida de Salvador Dali.
Quando pedi que vc lesse a minha postagem sobre Salvador Dali, e meu pai - foi porque ali, eu falo dele, do meu pai, e mostro a semelhança dos dois - mesmo
quando meu pai dinha 17 anos
enfim...vou parar por aqui, senão vou tomar todo o espaço...kkkkkk!
Adorei seu comentário, e que bom tenha visto vida em minha escultura, pois foi justamente esse meu objetivo.
Bjocas daqui.
Waleria Lima.

Zé Al disse...

Para ser sincero nunca foi dos meus pintores favoritos ,embora não deixe de apreciar as suas obras,em que algumas espressa bem o magnifíco artista que foi,alem de que apresenta sempre cores bastantes vivas e alegres mas ao mesmo tempo uma pintura triste,contraste que nunca entendi!Paula Rego faz-me lembrar nesse aspecto Dalí.Estarei enganado?

Maria disse...

Adoro a arte de Dali...aliás é o meu pintor preferido!

Adorei o vídeo sobre as suas obras.

Nilson Barcelli disse...

É um dos meus pintores preferidos.
Fiz um post sobre ele há uns anos (há 4, pelo menos).
Querida amiga, uma semana boa para ti.
Beijo.

~*Rebeca*~ disse...

Você como sempre, cultuando a arte... muito lindo isso.

Beijo imenso, menina linda que adoro.

Rebeca

-

mfc disse...

Tenho com Dali uma relação de amor/ódio que não sei explicar...

Persida Silva disse...

Amiga Elisa, vejo que estás bem documentada sobre quase todos os artistas...daí vejo porque tens amor à arte, compreendo agora toda a significação, é verdade Dali foi um dos bons artistas plásticos eu, também admiro bastante suas obras. Desejo-te amiga uma noite feliz, recebe beijos desta tua amiga inesquecida.

ShareThis