quarta-feira, junho 24, 2009

Continuam os Santos Populares…Chegou o S.João!



Uma das tradições do S. João do Porto é a construção de cascatas sanjoaninas.

Segundo o Historiador Hélder Pacheco, as primeiras cascatas no Porto aparecem no século XIX.

Acredita-se que tenham origem nos presépios, que surgiram em Portugal nos finais do século XVIII”. “Antigamente”, explica o historiador, “pegava-se num presépio, substituía-se a sagrada família e os reis magos pelos santos populares e tínhamos uma cascata”.

A figura central da cascata é S. João Baptista e o elemento mais visível, a água.

O Porto em si é uma cascata!

Hélder Pacheco (historiador)



Deixo aqui algumas quadras a S. João


Eu sou a fonte vadia
Dum S. João vagabundo
Que mata a sede à folia
Da maior noite do mundo

Meu balão não é d'espanto!
Não tem vinda, só tem ida,
Leva risos, leva pranto…
Tudo faz parte da vida.

Com tua mão presa à minha
Fui à fonte e não bebi,
estranha sede que tinha
Era só sede de ti!

Ninguém conhece ninguém.
Rusgas, ervas, festas a rodos.
Quando a madrugada vem
Já todos conhecem todos!

Tirou na roda a chinela
P'ra bailar de pé no chão,
Que o fogo que ardia nela
Já lhe queimava o tacão!

Não mandes beijos, amor,
Beijar é face com face.
A água tem mais sabor
Junto da fonte onde nasce.

Por eu ser pobre e tu rico,
Não julgues que o mundo é teu:
Se tu tens o manjerico,
Quem tem o vaso sou eu.

Ninguém se sente sozinho
Na noite de S. João:
O de mais longe é vizinho,
O de mais perto é irmão.

Eu saltei sempre a fogueira
Sem temer ficar queimada
Que a vida passa ligeira
E sem chama é mal passada

És uma fonte de vida
Onde eu sempre quis beber;
Andava a água perdida
E eu de sede a morrer

Deixaste-me só na rua,
Hoje amor, por brincadeira,
E lenha que não foi tua,
Fez-me arder a noite inteira.

As cascatas que fizemos
Em cada nesga de rua
Vão do chão onde vivemos
Até ao balão da Lua.

Fonte : JN

Imagem:internet

11 comentários:

Isabel disse...

Nunca apreciei o S.João.

Acho confusão a mais.

mfc disse...

Gosto de ver a alegria das pessoas, mas não me consigo deixar contagiar.

APO (Bem-Trapilho) disse...

as cascatas sao bem interessantes.
bjinhos

Paula Raposo disse...

Que belíssima partilha! Obrigada. Beijinhos.

Mal-Me-Quer Bem-Me-Quer disse...

Olá Elisa
Eu gosto mais do Santo António porque é le que me dá um feriadito por ano,, apesar de este ano estar chateada com ele.
Mas Viva o São João
Bjs
Ana

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá amiga! nao conhecia a Tous e fui espreitar. adorei!!! obrigada pela dica! :)
bjokas

Zé Al disse...

Gosto de quadras pois é um meio muito simples de fazer rimas muito bonitas e com significado!Para alguns quadros tenho umas quadras que fiz,um dia quando não tiver vergonha nenhuma mostro!

Anónimo disse...

A alegria é contagiante.Nesta altura muitas pessoas procuram mesmo divertir-se.Porém esta deveria ser simples e honesta.
S.João Baptista foi honesto consigo mesmo ao ponto de ser autêntico e verdadeiro.
Este foi vítima da sua verdade quando numa situação de festa a filha do rei poderoso,pediu ao pai a cabeça de João(influenciada pelo capricho da mãe).
Como seu pai, penso eu ,já se encontrava bastante alegre cedeu ao pedido da sua filha,mandando decapitá-lo.
Aproveitem para se divertirem, mas
mantendo sempre a lucidez.
Viva o S. João!!!

Carla disse...

Finalmente alguém que não se deixa abater com o calor e faz o resto do pessoal corar de vergonha da grande preguiça que se apoderou deles ih ih ih Tudo bem linda? Um beijão

Mena disse...

Olá!
As cascatas são lindas e, é bem verdade, lembram os presépios!
Pois, pelos meus lados continua a brincadeira... mas os protagonistas desta vez são outros... uma comidinha gostosa e saudável e miminhos...
Bj
Mena

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis