sexta-feira, julho 03, 2009

Sabedoria Popular

Alguns


de Julho

Em Julho reina o gorgulho.


Julho, o verde e o maduro.


Não há melhor amigo que Julho com o seu trigo.

Em Julho ceifo o trigo e o debulho; e em o vento soprando o vou limpando.


Julho quente, seco e ventoso trabalha sem repouso.


Por todo o mês de Julho o celeiro atulho.


Quem trabalho em Julho para si trabalha.


Em Julho abafadiço fica a abelha no cortiço.



Água de Julho, no rio não faz barulho


Deus ajudando vai em Julho mereando.


Nevoeiro de S. Pedro, põe em Julho o vinho a medo.


Quem em Julho ara e fia, Ouro cria.



Dezembro com Julho ao desafio traz Janeiro frio.



Luar de Janeiro, sol de Julho.



Maio engrandecer, Junho ceifar, Julho debulhar.


Quando Julho está a começar, as cegonhas começam a voar.

8 comentários:

Maria disse...

Cá estão os provérbios que tanto gosto!

Ana Zuzarte disse...

As coisas que tu nos ensinas!!!
Por isso é que eu gosto de vir aqui, estamos sempre a aprender.
Bjs Elisa e um bom fim de semana
Ana

Zé Al disse...

Desta vez fui apanhado desprevenido,lá tenho que inventar o meu provérbio!" Julho que vem com quentura,muito amor e ventura"

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
k belos proverbios.
tenho em mente muitos, k vive ate aos meus 15 anos k a minha avo materna tb e ela estava constantemente a dizer.
agradeço imenso os miminhos.
bom fdsemana,fika bem.
jinhos***

Anónimo disse...

Os provérbios ou ditados populares,revelaram sempre «muita sabedoria».
Foram durante séculos e séculos respeitados e «acertados».
A cultura do povo era na verdade baseada na experiência e por isso muito acreditada.
Será que hoje pudemos ter tanta fé nestes ditados?
Ou o homem ajudou e continua a contribuir para que o nosso universo esteja «virado de pernas para o ar?»
Meditem um pouco. Como estão as nossas estações do ano?
O povo dizia é assim e era mesmo.E agora?
Temos a certeza de que se marcarmos férias para Julho vamos ter só sol ou vamos ter de levar material para chuva,vento,frio, trovoada, sol escaldante...etc'?
Como está o nosso planeta? Coitadinho!
É urgente respeitar a natureza!

mfc disse...

Há 3 meses bons... e este é o do meio!

Rita disse...

Olá!
Adoro provérbios e utilizo-os muito, por vezes, os meus alunos até perguntam se para este ou aquele conto ou texto narrativo, eu não digo o costumeiro provérbio ou ditado popular.
Deixei-te miminhos, poemas e por fim convido-te para um chá bem aromático acompanhado de uma fatia de bolo também bastante perfumado e saboroso.

Bella disse...

Alguns dos prov´rbios já conhecia... outros não :)

Bjs

ShareThis