sexta-feira, julho 03, 2009

Sabedoria Popular

Alguns


de Julho

Em Julho reina o gorgulho.


Julho, o verde e o maduro.


Não há melhor amigo que Julho com o seu trigo.

Em Julho ceifo o trigo e o debulho; e em o vento soprando o vou limpando.


Julho quente, seco e ventoso trabalha sem repouso.


Por todo o mês de Julho o celeiro atulho.


Quem trabalho em Julho para si trabalha.


Em Julho abafadiço fica a abelha no cortiço.



Água de Julho, no rio não faz barulho


Deus ajudando vai em Julho mereando.


Nevoeiro de S. Pedro, põe em Julho o vinho a medo.


Quem em Julho ara e fia, Ouro cria.



Dezembro com Julho ao desafio traz Janeiro frio.



Luar de Janeiro, sol de Julho.



Maio engrandecer, Junho ceifar, Julho debulhar.


Quando Julho está a começar, as cegonhas começam a voar.

9 comentários:

Maria disse...

Cá estão os provérbios que tanto gosto!

Mal-Me-Quer Bem-Me-Quer disse...

As coisas que tu nos ensinas!!!
Por isso é que eu gosto de vir aqui, estamos sempre a aprender.
Bjs Elisa e um bom fim de semana
Ana

Zé Al disse...

Desta vez fui apanhado desprevenido,lá tenho que inventar o meu provérbio!" Julho que vem com quentura,muito amor e ventura"

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
k belos proverbios.
tenho em mente muitos, k vive ate aos meus 15 anos k a minha avo materna tb e ela estava constantemente a dizer.
agradeço imenso os miminhos.
bom fdsemana,fika bem.
jinhos***

Anónimo disse...

Os provérbios ou ditados populares,revelaram sempre «muita sabedoria».
Foram durante séculos e séculos respeitados e «acertados».
A cultura do povo era na verdade baseada na experiência e por isso muito acreditada.
Será que hoje pudemos ter tanta fé nestes ditados?
Ou o homem ajudou e continua a contribuir para que o nosso universo esteja «virado de pernas para o ar?»
Meditem um pouco. Como estão as nossas estações do ano?
O povo dizia é assim e era mesmo.E agora?
Temos a certeza de que se marcarmos férias para Julho vamos ter só sol ou vamos ter de levar material para chuva,vento,frio, trovoada, sol escaldante...etc'?
Como está o nosso planeta? Coitadinho!
É urgente respeitar a natureza!

mfc disse...

Há 3 meses bons... e este é o do meio!

Mena disse...

Olá!
Adoro provérbios e utilizo-os muito, por vezes, os meus alunos até perguntam se para este ou aquele conto ou texto narrativo, eu não digo o costumeiro provérbio ou ditado popular.
Deixei-te miminhos, poemas e por fim convido-te para um chá bem aromático acompanhado de uma fatia de bolo também bastante perfumado e saboroso.

Bella disse...

Alguns dos prov´rbios já conhecia... outros não :)

Bjs

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis