sexta-feira, novembro 06, 2009

Sabedoria Popular

Alguns


de Novembro

Dos santos ao Natal, Inverno natural.

Em Novembro, prova o vinho e planta o cebolinho.


Nuvens em Setembro: chuva em Novembro e neve em Dezembro.


Tudo em Novembro guardado; em casa ou arrecadado.


Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro; de vinte e oito, só há um, e os mais têm trinta e um.



Outubro lavrar, Novembro semear, Dezembro nascer.



Cava fundo em Novembro, para plantares em Janeiro.



Se queres pasmar teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo São Martinho.



No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho.



Pelo São Martinho, mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.

9 comentários:

Maria Cusca disse...

Ola amiga
., . - . - , _ , .
.) ` - . .> ' `(
/ . . . .`\ . . \ Vim oferecer uma rosa
|. . . . . |. . .|
. \ . . . ./ . ./
.. `=(\ /.=` toda perfumada
.... `-;`.-'
......`)( ... , para aromatizar
....... || _.-'|
........|| \_,/ teu fim de Semana...
........|| .*´¨)
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *
*´¨) мιℓ вєιנoѕ♥*♥
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` **♥*♥
Adorei os provérbios.
Jinhos grandes.

Adelaide Mesquita disse...

Olá Elisa, passe no meu blogue que tem lá um selinho que gostaria que levasse.
Beijinhos

Ana Zuzarte disse...

Olá Elisa
Eua doro provérbios, são frases fantásticas.
Bjs e bom fim de semana
Ana

Paula Raposo disse...

E eu só conhecia dois! Beijinhos.

Anónimo disse...

A Sapiência Popular sempre teve grande força e sempre se impôs dando os seus" conselhos", que tanto são necessários na nossa vida!
Assim como a minha amiga Elisa que se impõe pelo seu empenhamento no blog!
Assim sendo vou transcrever uma canção que as crianças tanto gostam de cantar .
"Guiado pela mão
Com Jesus eu vou
Sigo como ovelha
Que encontrou pastor
Guiado pela mão
Com Jesus eu vou
Aonde Ele vai."

Se Jesus me diz amigo
Deixa tudo e vem comigo
Como posso resistir
Ao Seu Amor ?
Ao Seu Amor?

Não com sabedoria , mas com muita amizade fiz uma adaptação.

Se Elisa assume cumprir
Todo o seu trabalho
Como posso resistir
À sua dedicação?
À sua dedicação?

Aqui estou a comentar
O teu bom trabalho
Faço-o com todo o carinho
Pois na vida basta amar!

Escolhi um provérbio que me diz bastante. Ei-lo:
"Outubro lavrar, Novembro semear, Dezembro nascer."
«Lavrar»o quanto é importante este trabalho na terra (o nosso ego ,que às vezes é tão duro! )
«Semear» quem não semeia não colhe.
O que semeamos dia a dia???
«Nascer» o lavrador que espera calmamente o bom resultado da sua sementeira.
Que mistério o nascimento duma criança!(resultado de 9 meses em gestação )
Nascemos nós todos os dias para os outros, entregando-nos com paciência e Amor?
Bom fim de semana. Beijinhos.

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
que bom, estes provérbios.
faz-me recordar os tempos de infância na escola primária.
e tb em casa junto da minha avó que tanto eu gostava dela também.
bom fdsemana, fica bem.
jinhos***

GRAÇA disse...

Olá Lisa ,provérbios sábios e serteiros.
Bom fim de semana
Bjs
Graça

mfc disse...

Era bom que tudo fosse previsível e o Boletim Meteorológico não fosse preciso... mas é!

Mary C.M. disse...

Olá Elisa,
obg. pela visita e comentário no meu blog, gostei dos provérbios, sempre enceram o saber popular.. que diga se de passo é muito acertado..do post anterior a este nem comento!! não por falta opinião mas sim pelo desgosto que me causa a falta de justiça e respeito pelo cidadão común que luta e se esforça e honestamente vive e trabalha..
Bjs e um bom fim de semana

ShareThis