sábado, setembro 24, 2016

Pelos caminhos de Portugal...



A Câmara Municipal criou um museu - Casa Típica Avieira - cuja origem resulta das recolhas efetuadas pela autarquia junto da população local, com o intuito de preservar a memória colectiva destes pescadores que um dia deixaram Vieira de Leira e se fixaram nas margens do Tejo.


A Casa Típica Avieira (um espaço criado pela autarquia, para preservar a memória colectiva destes pescadores) é pequena, em madeira, pintada de cores vivas e construída sobre estacas para protecção contra as cheias frequentes do rio.
No interior destacam-se três espaços: a cozinha onde o elemento que mais se realça é a lareira ladeada por tijolos e cheia com terra batida, a mesa das refeições e várias prateleiras completam esta divisão.
A sala é a outra divisão onde estão dois baús para guardar roupa. Neste espaço um manequim enverga o trajes típico avieiro. A última divisão apresenta dois quartos de pequenas dimensões com camas de ferro. Por cima dos quartos, uma última divisão serve de sótão para guardarem os materiais de pesca.

(Fonte: CM Salvaterra de Magos)
















11 comentários:

chica disse...

Lindo tudo e adorei o quadro de azulejos. Muito bonitas as fotos! Ótimo fds! bjs, tudo de bom,chioca

Unknown disse...

Super adorei o quadro de azulejos,as fotografias estão super encantadoras,um sítio muito bonito!! Excelente fim-de-semana para ti,fica bem querida!!

Cidália Ferreira disse...

Lindo...Fez-me recuar uns bons anos! Saudades de tantas coisas.

Beijo, bom fim de semana.

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Emília Pinto disse...

Que lindas estas casinhas, Lisa! A cozinha tem pormenores que que me fazem lembrar as cozinhas da aldeia de antigamente; aquelas toalhinhas xadrez e os folhinhos nos louceiros. Ainda me lembro tb das arcas com aquelas coberturas p proteger. Muito interessante, amiga. Beijinhos e um bom fim de semana
Emilia

aluap disse...

Gosto da arquitectura simples das casas típicas. São poucas as autarquias e os descendentes dos que lá viveram que querem conservar belos exemplares como o que nos mostra.
Beijinhos e bom domingo!

Os olhares da Gracinha! disse...

Elisa...um sério convite a uma visita!
Um dia espero conhecer!!! Bj

Remus disse...

Pode até parecer que são casas muito pequenas, mas desta forma eles possuíam tudo à mão e até tenham conforto. Em casa de meus avós, que não eram pescadores e moravam no campo, não era melhor que esta casa Avieira.

Ana Freire disse...

Que reportagem linda!
Recordei a chaminé, com um folhinho à volta, que havia na casa dos meus avós... bem como os armários da época... com tachinhos e canecas penduradas...
Adorei tudo!!!
Beijinhos
Ana

Ailime disse...

Boa tarde Elisa,
Estive nos Avieiros do Tejo, no Cartaxo, há cerca de dois anos.
Será que é o mesmo local e foi requalificado?
Se foi é de louvar.
Bjs e obrigada por partilhar.
Ailime

Ailime disse...

As fotos estão magníficas. Bjs

redonda disse...

Gostei da casa típica :)

ShareThis