quinta-feira, setembro 13, 2018

Pelos caminhos de Portugal...


Castelo dos Templários de Tomar

Este castelo da cidade de Tomar, é considerado um dos mais importantes edifícios militares portugueses do século XII. No interior, abriga o Convento de Cristo, um monumento de enorme grandeza e história, formando um espécime único do seu género, classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1983.

Foi construído a partir de 1 de março de 1160, data em que hoje em dia se celebra o dia da cidade de Tomar, situado numa colina perto do rio Nabão. A sua construção foi uma questão de estratégia militar, para a necessidade de estabelecer um ponto forte de resistência nas áreas fronteiriças de territórios no poder dos muçulmanos.

Gualdim Pais, mestre do templo, foi o principal responsável pela construção deste castelo, considerado um dos maiores exemplos defensivos construídos em Portugal.




12 comentários:

chica disse...

Tu mostras muito bem os caminhos e passeios de Portugal! Linda foto! Bom de ver sempre aqui! beijos, chica

Os olhares da Gracinha! disse...

É um belo recanto e obrigada pela informação ! Bj

Larissa Santos disse...

Gostava muito de visitar esse Castelo:))

Bjos
Votos de uma óptima Quinta-Feira

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

São de uma grande beleza este castelo bem como o convento.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Cidália Ferreira disse...

Um belo olhar!

Beijo e um excelente dia!

Emília Pinto disse...

Como sempre, Lisa, olhares fantásticos do nosso Portugal . Gostei muito daquela frase por baixo da sineta, pois é muito engraçada. Na casa do meu filho, no Douro ( andam agora nas vindimas ) tem uma sineta igual a esta , mas falta-lhe a frase . Espero, amiga, que esteja tudo bem contigo e que a ausência seja por bons motivos, por exemplo uma bela viagem como aquela que fizemos a Turquia. Deixo-te um grande abraço e também as minhas desculpas por aparecer pouco; estive de férias, embora não me tenha ausentado de Portugal. Fui ao Brasil a 26 de Dezembro( faleceu o meu pai) e depois fiquei por cá e pela Póvoa de Varzim. Muita saúde para todos aí em casa. Até breve e um beijinho também
Emilia

Lete disse...

Esse castelo é lindíssimo e o convento também. Vale bem a pena uma visita guiada. A cidade de Tomar é igualmente linda, verdejante e organizada, com o rio Nabão a dar-lhe toda a graça. Já passeei muito por lá e agora fiquei com vontade de lá voltar. Obrigada, Lisa, pela doce recordação!

Manu disse...

Há muito que lá não vou, foi bom recordar através do teu olhar!
Felizmente já tenho um passeio agendado para ir a Elvas e poder ver este belísssimo castelo.

Beijinhos Elisa

Liliane de Paula disse...

Muitos castelos tem no seu lindo país.

Remus disse...

É um castelo imperdível de visitar, principalmente por toda a sua história ligada aos Templários.
Belo vislumbre.

Ailime disse...

Boa tarde Elisa,
Magnífica fotografia e história.
Vou imensas vezes a Tomar, porque tenho lá familiares e ao castelo não vou há imensoooos anos, mas está na minha lista.
Um beijinho e bom fim de semana.
Ailime

Helena Resende disse...

Um lugar lindo que quero muito visitar em breve :)

https://checkinonline.blogspot.com/

ShareThis