História da Poinsétia, a flor Estrela de Natal
Fotos minhas
O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela das Euphorbias.” Este arbusto muito procurado para espaços interiores também pode ser plantado no jardim, em locais abrigados e não sujeitos a geada.
Características
Originário da América Central, este arbusto tropical tem vindo a ser melhorado geneticamente, dando origem a diferentes cultivares que se diferenciam quanto à forma, cor e textura. As poinsétias mais vulgares são as vermelhas tradicionais, mas também encontrará plantas de cor branca, cor-de-rosa ou fúcsia. A cor da planta não é dada pelas flores, mas sim pelas brácteas.
Brácteas são estruturas foliáceas associadas às inflorescências cuja função é a proteção das flores.
Perigos relacionados com a poinsétia
Apesar da sua beleza e conotação natalícia, a flor do Natal é uma planta extremamente tóxica para os seres humanos e considerada uma planta com propriedades venenosas.
É aconselhado evitar o contato entre a poinsétia, as crianças e/ou animais de estimação.
Fonte: internet
7 comentários:
Muito lindas! beijos, chica e ótima semana!
São muito fotogénicas!
Esta flor é comemorada a 12 de dezembro nos Estados Unidos da América, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, falecido a 12 de dezembro de 1851. Poinsett foi o primeiro embaixador americano no México, e foi quem introduziu a flor nos Estados Unidos, em 1825. O nome da planta deriva assim do nome do embaixador.
Esta flor é comemorada a 12 de dezembro nos Estados Unidos da América, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, falecido a 12 de dezembro de 1851. Poinsett foi o primeiro embaixador americano no México, e foi quem introduziu a flor nos Estados Unidos, em 1825. O nome da planta deriva, assim, do nome do embaixador.
Olá, querida amiga Elisa!
Amo a flor linda na época Natalina que cai em sintonia. A cada ano, procuro adquirir um vaso com ela.
Tenha uma semana pré natalina abençoada!
Beijinhos
Bem bonitas as poinsetias. Não sabia que eram venenosas! Bjs
São flores lindas, mas não me atrevo a comprar nenhuma.
Gostei da tua partilha.
Beijinhos Elisa
Por cá, cada vez mais nos últimos anos, começa a ser uma planta associada ao Natal. As suas cores a levam a essa associação. O que é uma coisa boa, porque assim o Azevinho, que é uma planta protegida, fica mais a salvo das apanhas descontroladas.
Enviar um comentário