terça-feira, dezembro 09, 2008

A simbologia, a lenda e a história que envolvem o "Bolo-rei"


Simbologia

Por detrás do bolo-rei está uma simbologia com 2000 anos de existência. De uma forma muito resumida, pode dizer-se que esta doce iguaria representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento. Assim, a côdea simboliza o ouro; as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; o aroma do bolo assinala o incenso.

Lenda


Ainda na base do imaginário, também a fava tem a sua “explicação”. Reza a lenda que, quando os Reis Magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si qual dos três teria a honra de ser o primeiro a brindar o menino.Com vista a acabar com aquela discussão, um padeiro confeccionou um bolo escondendo no seu interior uma fava. O Rei Mago a quem calhasse a fatia de bolo contendo a fava, seria o primeiro a entregar o presente. O dilema ficou solucionado, embora não se saiba se foi Gaspar, Baltazar ou Belchior o feliz contemplado.

História


Historicamente falando, a versão é bem diferente. Os romanos usavam as favas para a prática inserida nos banquetes das Saturnais, durante os quais se procedia à eleição do Rei da Festa, também designado Rei da Fava. Este costume terá tido origem num jogo de crianças, muito frequente, durante aquelas celebrações e que consistia em escolher entre si um rei, tirando-o à sorte com as favas.
Este inocente jogo acabou por ser adaptado pelos adultos, que passaram a fazer uso das favas para votar nas assembleias. Dado aquele jogo infantil ser característico do mês de Dezembro, a Igreja Católica decidiu relacioná-lo com a Natividade e, depois, também com a Epifania (os dias entre 25 de Dezembro e 6 de Janeiro). Esta última data acabou por ser designada pela Igreja como Dia de Reis, altura em que algumas famílias, nomeadamente em Espanha, procuram manter a tradição, não só comendo o bolo-rei como aproveitando a ocasião para distribuir os presentes pelas crianças.
Para além desta, havia uma outra tradição, da qual poucos terão conhecimento, que afirmava que os cristãos deveriam comer 12 bolos-reis, entre o Natal e os Reis, festa que muito cedo começou a ser celebrada na corte dos reis de França. O bolo-rei terá, aliás, surgido neste país, no tempo de Luís XIV, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis. Com a Revolução Francesa, em 1789, a iguaria foi proibida, mas, como bom negócio que era, os pasteleiros continuaram a confeccioná-lo sob o nome de” gâteau dês san- cullottes.”
Em Portugal, depois da proclamação da República, não chegou a ser proibido, mas andou lá perto. Com excepção desse mau período, a história do bolo-rei é uma história de sucesso.
Todas as pastelarias e confeitarias enchem-se de clientes para adquirir “ O Rei das iguarias”, nesta data festiva. Tanto quanto se sabe, a primeira casa onde se vendeu, em Lisboa, foi a Confeitaria Nacional, depois de 1869. No Porto foi posto à venda pela primeira vez em 1890, pela Confeitaria Cascais.
(Fonte: Diário de Notícias online)
(Imagem:internet)

9 comentários:

FUMADOR disse...

Bonito blog passe tb pelo meu.

FUMADOR disse...

Fico feliz por gostares do que escrevo.
Sim sou eu o autor e obrigado pela visita.

mfc disse...

Afinal eu sabia quase nada sobre o Bolo Rei, a não ser saber comê-lo!

PreDatado disse...

Foi a ASAE quem proibiu a fava nos nossos bolos-rei?

Carla disse...

Eu sabia que ia editar uma qualquer lenda, história ou dado real sobre o Natal mas estava longe do bolo rei, amei. Bj

Carla disse...

É verdade foi o primeiro comentário que eu recebi no meu blog o que significa que se eu algum dia " for famosa" a minha boa amiga tem que estar na fila da frente comigo ih ih. O pior foi descobrir que afinal o blog tem um mes e dois dias deve ter sido quando coloquei o contador e tenho-me regulado pelo historial que aquilo fornece, que vergonha..vou já resolver essa gafe

papagaio disse...

sinceramente é bolo que nao se aprecia ca em casa

Carla disse...

Se á amigo que eu adorava que levasse o selinho, esse amigo é concerteza a senhora. É engraçado como se estabelecem certas empatias mesmo sem as pessoas se conhecerem pessoalmente, eu adorava um dia ter a oportunidade de a conhecer, quem sabe....Não nomei as pessoas uma a uma porque fico sempre triste por deixar alguém para trás, já tive essa experiencia no space agora deixo sempre em aberto, mas tenho a certeza que as pessoas sabem quem eu gostaria de homenagear. Bj

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Mona Lisa " Animada"

ShareThis