quarta-feira, janeiro 07, 2009

Os Reis Magos (2-ª parte)

Desde o século IV que o dia de Natal é comemorado a 25 de Dezembro, data escolhida pelas antigas autoridades cristãs por razões simultaneamente práticas e simbólicas. O próprio evangelista São Mateus refere que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o grande, que morreu no ano 4 a.C., pelo que a data de nascimento do menino foi certamente anterior. Por isso, muitos estudiosos apontam o ano 6 ou 7 antes da nossa era para o nascimento de Jesus.
Enquanto Jesus dormia na manjedoura, nos arredores de Belém vários pastores faziam, à vez, durante a noite, guarda aos seus rebanhos. De repente, apareceu-lhes, vindo do céu, um anjo que lhes anunciou que um milagre ocorrera nessa noite, pois havia nascido o Salvador da humanidade. Os pastores, pressurosos, dirigiram-se Belém e encontraram o Deus- Menino com Maria e José, como o anjo lhes tinha anunciado. Prostrados , adoraram-No.
Depois dos humildes pastores, vieram aqueles que conhecemos pela designação de “reis magos” e que perguntavam onde estava o rei dos Judeus que tinha acabado de nascer, pois a Sua estrela os tinha guiado até ali desde o Oriente e eles queriam adorá-Lo.
A pergunta que os magos fizeram, quando chegaram a Jerusalém, deixou toda a gente alvoroçada e muito perturbada, especialmente Herodes, o grande, que era, de facto, o rei dos
Judeus por designação do imperador romano.


Agostinho Alves Fardilha (o meu pai)
Coimbra












(continua)

6 comentários:

mfc disse...

Nota-se na sua escrita um gosto e uma determinação na construção correcta da frase.
Há ali um trabalho continuado.

Anónimo disse...

Regressei, como prometido ,para continuar a ler a hisrória dos Reis Magos. Voltarei.

Anónimo disse...

Vim continuar a leitura da história e na verdade tinha mesmo uma vaga ideia.

Carla disse...

Cuidado que eu qualquer dia começo mesmo a acreditar que estou na profissão errada e começo a considerar a hipotese de virar artesã famosa ih ih ih Bj e obrigado

PreDatado disse...

Estava aqui a pensar quando li o seu post anterior, Não haverá um bolo Sr. D. Duarte? Ou sairia assim meio fanhoso e ninguém o comprava?

PreDatado disse...

Esqueci-me de dizer que estou a seguir a escrita de seu pai sobre os reis magos. E curioso.

ShareThis