sexta-feira, março 27, 2009

Comemora-se hoje, dia 27 de Março, o Dia Mundial do Teatro

Um pouco da sua origem.



O teatro foi uma manifestação cultural criada pela Civilização da Antiga Grécia. Nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionísio, Deus do vinho e das festividades.

As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Havia dois géneros de representações: a tragédia e a comédia.


Hoje, o teatro é uma arte muito rica e variada.

Em Portugal, Gil Vicente é considerado o fundador do Teatro, no século XVI.

De entre a imensa variedade teatral destaco os seguintes géneros: comédia, drama, ópera, revista, infantil, de rua e musical (o meu preferido).



Foto:internet

5 comentários:

Bella disse...

Olá

Desculpa intrometer-me, mas li o teu comentário no blog da Carla. De certeza que ela já te respondeu em relação à madrinha e afilhada, mas queria dar uma ajudazinha se ainda for a tempo :o)

A madrinha e afilhada de blog divulgam isso nos blogues respectivos, com um link. Depois sempre que uma tiver poucos comentários, poucas visitas, enfim a precisar dum empurrãozinho, a outra escreve uma mensagem a incentivar as pessoas a visitarem o blog da madrinha/afilhada.

Por exemplo, se alguem de vocês promoverem uma troquinha ou coisa parecida, a outra pode também divulgar no blog dela.

Se fores ao meu blog pode ver que eu divulguei a troquinha que a minha madrinha está a promover.

Bjs e desculpa a intromissão

Léa Leal disse...

Adorei a matéria, não sabia que em Portugal 27 de Março era dia do Teatro, aqui no Brasil é o dia do Circo em homenagem ao Palhaço Brasileiro Piolin.

Um grande abraço a vc e toda sua família!!!

Anónimo disse...

Aqui de novo, aprendendo um pouco mais.

~*Rebeca*~ disse...

Elisa,

Faz alguns meses que não vou ao teatro, o último que assisti aqui no Brasil foi "Dona Flor e seus dois maridos", onde o ator principalmente fica nuzão no palco. Jota Cê foi comigo e não gostou nada dessa cena...ahahaha...

Querida, adoro sua visita!

Beijo grande!

Rebeca

-

~*Rebeca*~ disse...

Partilhar a liberdade com esse comboio em movimento só estando de mãos dadas com a felicidade de nome Rebeca. Obrigado pelas gentis palavras.

E por falar em teatro, me lembro das aulas de teatro que tive, com um professor super entusiasmado que pendia mais pro dionisíaco e falava com pesar do lado apolíneo da sociedade de hoje em dia. mas nada me comoveu mais do que saber que entro em modo catártico quando estou em meio à peças, livros, filmes e porque não até de músicas.

Até mais.

Jota Cê

-

ShareThis